sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Metodologia de Ensino

01. Elementos Básicos
01_02 Metodologia de Ensino

1.2.1. Processo Metodológico
1.2.1.1. Modelo Dinâmico-Paralelo
1.2.1.2. Modelo Progressivo-Associativo
1.2.2. Processo Pedagógico

1.2.1. Processo Metodológico

Qual o método mais apropriado para o
desenvolvimento da aprendizagem dos
fundamentos do voleibol?
Há profundas divergências entre duas linhas de
atuação, que diferem na ordenação das seqüências.

1.2.1. Processo Metodológico
1.2.1.1. Modelo Dinâmico-Paralelo

Grupo I
Posições
básicas
Movimentações
específicas
Saque por baixo
Manchete
Toque por cima

Grupo II
Saque tipo tenis
Cortada
Bloqueio

Grupo III
Defesa
Rolamentos
Mergulhos
Recursos

1.2.1. Processo Metodológico
1.2.1.2. Modelo Progressivo-Associativo

Grupo I
Posições
básicas
Movimentações
específicas
Toque por cima
Manchete
Saque por baixo

Grupo II
Cortada
Bloqueio
Saque tipo tênis
Saque
balanceado

Grupo III
Defesa
Rolamentos
Mergulhos

Grupo IV
Recursos

1.2.2. Processo Pedagógico

1.2.2.1. Apresentação da Habilidade Motora
1.2.2.2. Seqüência Pedagógica
1.2.2.3. Exercícios Educativos/Formativos
1.2.2.4. Automatização (Fixação)
1.2.2.5. Aplicação do Fundamento à
Mecânica do Voleibol

1.2.2.1. Apresentação da Habilidade Motora
Primeiro contato com o fundamento
Explicação teórica sobre a utilidade
Demonstração própria ou de alguém
Suporte de revistas, vídeos, slides, etc.
Sugestão de execução da atividade motora sem bola

1.2.2.2. Seqüência Pedagógica
Procedimento no qual determinado
movimento é ensinado em partes, que
vão sendo associadas entre si, progressivamente.








A habilidade motora será ensinada em “fragmentos
sucessivos” (no modelo de decomposição em partes).

A utilização da seqüência pedagógica é ótima
para modalidades com poucas habilidades motoras.

Modalidades como o voleibol demandam
várias seqüências pedagógicas.

1.2.2.3. Exercícios Educativos e/ou Formativos
Correção dos erros mais comuns após
aplicação da seqüência pedagógica.

Movimentos de partes do conjunto que formam
o gesto técnico total.

Principalmente para quem não está
realizando o gesto satisfatoriamente.

A dificuldade de execução pode ser por
inadequada formação física.

Formar grupos de alunos com as mesmas
dificuldades.

Atingido um nível de execução
satisfatória, ou próximo , deve ter início
uma nova etapa.

1.2.2.4. Automatização (Fixação)
Retenção: persistência de proficiência em uma
habilidade (Stallings, 1973). Acontece por muitas
repetições e o aluno incorpora o
movimento ao seu repertório motor.

Um movimento retido passa a ser natural para a
pessoa. Passa a executá-lo automatizadamente.

1.2.2.5. Aplicação do Fundamento
Exercícios em forma de jogo: mecânica de
movimentos semelhante a situações reais.

Jogo adaptado: A mesma mecânica do jogo,
mas com dinâmica criada artificialmente.

Jogo de iniciação: com mecânica normal do
jogo e as regras que forem possíveis adotar.

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